Influência da alta concentração de sais minerais no solo sobre o desenvolvimento das plantas
O nutriente é um elemento químico que é necessário ou desejável para um bom ciclo metabólico da planta. Alguns nutrientes são sais, outros não. Um sal é um tipo específico de molécula inorgânica, geralmente solúvel e que segura moléculas de água em volta de si.
Um solo ideal é bem equilibrado em sais minerais dissolvidos na água, seres vivos, rochas em decomposição e ar. Quando ocorre um aumento da concentração desses sais, pode-se afirmar que o solo em análise, esta salinizado.
As principais ocorrências desse fenômenos, de acumulação de sal no solo, evidenciam-se em áreas áridas e semi-áridas, com características climáticas favoráveis para o desenvolvimento do mesmo. Em climas secos, se persistir o acumulo contínuo, pode gerar em consequência macroscópicas, 'a desertificação do solo, que é a destruição do potencial produtivo, da terra. E em climas úmidos podem ocorrer salinização moderada, depedendo da região afetada.
A agricultura é significativa na origem desta anomalia, tendo em vista pelo consumo desenfreado, e quantitativamente alto da água, seguido pela contaminação química desta, e que do ponto de vista econômico, pode gerar grandes déficits na economia envolvida. A salinização do solo afeta a germinação das culturas, provocacando também a redução da produtividade, e em situações extremas a morte genérica de diversas plantas. Elevadas concentrações de cloreto de sódio e sulfatos de cálcio por exemplo, interferem no crescimento das mesmas, pela toxicidade de forma direta, e indiretamente baixando a tomada de água pelas raizes.
Podem destacar-se três itens para ocorrência deste fenômeno, os quais seguem abaixo:
- A elevação do nível do lençol freático até a superfície, onde a principal ocorrência é em terras áridas.
- Execessivo uso de água para irrigação, causa acumulação de sáis, porque estes não são levados pela precipitação, principalmente em climas secos.
- Intrusão de água salgada, ocorre em área onde existe mares, e onde água desses substitui a água subterrânea, aumentando assim a concentração de sal no solo.
Ao nível das plantas, os sais têm efeito significativo em sua fisiologia. Elas extraem a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças de retenção da água exercida pelo solo. À medida em que a água é extraída do solo, as forças que retêm a água restante tornam-se maiores. Quando a água do solo é retida com força superior às forças de extração, inicia-se o estado de escassez de água na planta. A presença de sais na solução do solo faz com que aumentem as forças de retenção por seu efeito de osmose e, portanto, a magnitude de escassez de água na planta.
Conclui-se que a salinização é uma forma particular de poluição do solo. Ela pode ocorrer de forma natural, com mais freqüência em solos naturalmente susceptíveis, seja pela natureza do material de origem, seja pela maior aridez do clima ou pelas condições do relevo local; e também pode ocorrer como conseqüência da prática de irrigação.
Conclui-se que a salinização é uma forma particular de poluição do solo. Ela pode ocorrer de forma natural, com mais freqüência em solos naturalmente susceptíveis, seja pela natureza do material de origem, seja pela maior aridez do clima ou pelas condições do relevo local; e também pode ocorrer como conseqüência da prática de irrigação.
Referências Bibliográficas.
Explique melhor o efeito da salinidade sobre as plantas (a questão da osmose e absorção de água pelas raízes).
ResponderExcluirFiz os acréscimos como solicitado, peço que avalie para melhor aproveitamento.
ExcluirSe você entendeu a parte que escreveu sobre a osmose e as plantas, tudo bem, mas acho que dá para ser um pouco mais didático. Não quer tentar?
ResponderExcluir