terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TRABALHO 1---A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

                                             Fonte: http://www.metaserv.com.br/limpeza.htm
Ø  Abundância da água e sua disponibilidade

      Água é de suma importância para manutenção da vida na terra, tendo vista que esta sendo potável é um recurso limitado, ou seja, finito, a qual é distribuída de forma desproporcional no planeta terra, e tende paulatinamente a ser menos disponível para as necessidades humanas, resultados de poluição, e a falta de planejamento de seu consumo.
      Entretanto observa-se que em média 75% do planeta têm a presença dessa substância, sendo que a grande quantidade encontra-se nos mares e oceanos, de água salgada, também em geleiras e calotas polares e lençóis freáticos.
      Segue logo abaixo uma tabela descrevendo o percentual aproximado, da água distribuída no globo terrestre:

      Local
Volume (km3)
Percentual do total (%)
Oceanos
1.370.000
97,61
Calotas polares e geleiras
29.000
2,08
Água subterrânea
4.000
0,29
Água doce de lagos
125
0,009
Água salgada de lagos
104
0,008
Água misturada no solo
67
0,005
Rios
1,2
0,00009
Vapor d’água na atmosfera
14
0,0009
Fonte: R.G. Wetzel, 1983.


Ø  Percentual de água nos seres vivos

       Em uma amplitude significativa, as grandes partes do peso de qualquer ser vivente têm-se em sua composição maior concentração de água, tendo grande importânciapara o metabolismo destes. Entretanto o citoplasma celular de todos os seres vivos é formado de 70% de água. As folhas possuem cerca de 80%; e há alguns frutos como o tomate que esse percentual pode chegar á 95%. O ser humano adulto tem em média 70% de água, sendo que esse valor varia-se de um indivíduo para o outro, pessoas idosas têm menor concentração de água, e crianças possuem valores consideravelmente expressivos. Em pessoas saudáveis as variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação.
Ø  A água como solvente

        A água definida vulgarmente como solvente universal tem papel importante na dissolução de diversas substâncias existentes, todavia não podemos generalizar que somente ela tem essa característica, observa-se que existem outras substâncias, como a acetona de fórmula química [CH3-C(=O)-CH3], que também é um solvente.
       Á mesma tem a tendência de aglomerar em torno das moléculas que ela dissolve, destacando que potencialmente todas as reações químicas da célula ocorrem em meio aquoso.
Ø  A participação da água no metabolismo

          É muito importante consumir uma quantidade suficiente de água diariamente, para o correto funcionamento dos processos de assimilação e, sobretudo, para os de eliminação de resíduos do metabolismo celular. Precisa-se em média de três litros de água por dia como mínimo, dos quais aproximadamente metades obtêm dos alimentos e a outra metade deve-se consegui-los bebendo. Em determinadas situações ou etapas da vida, estas necessidades poderão aumentar consideravelmente. Normalmente, quanto maior a atividade metabólica de um tecido, maior é a taxa de água que nele se encontra. A água também transporta os nutrientes durante o processo digestivo, regula a temperatura corporal e elimina os resíduos tóxicos mantendo o estado de saúde.

Ø  A água e tensão superficial

        A tensão superficial é a resultante da coesão das moléculas de água, sendo a força que existe na superfície dos líquidos em repouso, ela é devida às fortes ligações intermoleculares.
       Observa-se esse fenômeno na forma quase esférica de gotas de água que pingam de uma torneira ou mesmo de água espirrada em uma superfície. Esta é também responsável pela flutuação de pequenos pedaços de papel e ajuda a pequenos insetos durante a sua locomoção sobre a superfície de lagos.

Ø  O calor específico da água e o controle térmico

             Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Pode dizer-se que é a quantidade calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança de estado físico. A água possui calor específico = 1, o que é considerado um valor elevado, isso faz com que ela possa tanto ceder como absorver muita quantidade de calor sem que haja alteração no seu estado físico.
 Ø  A importância da osmose

     Através da osmose a água movimenta-se em dois meios de concentração diferentes de soluto, de meio menos concentrado (hipotônico) para um meio de maior concentração denominada (hipertônico), até que possa ter-se o equilíbrio destas, caracterizando o estado que se chama (isotônico). Esse processo da água é relativamente extraordinário, pois é muito importante para ás células do corpo humano, para o controle dos sais por exemplo. E como não há gasto de energia neste processo, denomina-se transporte passivo.

Bibliografia:

http://www.nosamamosatletismo.net/Sa%C3%BAde/Nutri%C3%A7%C3%A3o/Hidrata

3 comentários:

  1. A parte de calor específico está muito ruim. Algumas frases não consegui sequer entender. Corrija lá...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pela correção professor e quero sempre poder melhorar afim de que possa crescer, por isso continue nos orientando a melhor forma ´a escrever com coesão.

      Excluir
    2. Peço que avalie a alteração para melhor aproveitamento, grato pela atenção.

      Excluir