terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TRABALHO 2--Texto sobre salinização dos solos

Influência da alta concentração de sais minerais no solo sobre o desenvolvimento das plantas 


         O nutriente é um elemento químico que é necessário ou desejável para um bom ciclo metabólico da planta.  Alguns nutrientes são sais, outros não. Um sal é um tipo específico de molécula inorgânica, geralmente solúvel e que segura moléculas de água em volta de si.  

        Um solo ideal é bem equilibrado em sais minerais dissolvidos na água, seres vivos, rochas em decomposição e ar. Quando ocorre um aumento da concentração desses sais,   pode-se afirmar que o solo em análise, esta salinizado.

        As principais ocorrências desse fenômenos, de acumulação de sal no solo, evidenciam-se em áreas áridas e semi-áridas, com características climáticas  favoráveis para o desenvolvimento do mesmo. Em climas secos, se persistir o acumulo contínuo, pode gerar em consequência macroscópicas, 'a desertificação do solo, que é a destruição do potencial produtivo, da terra. E em climas úmidos podem ocorrer salinização moderada, depedendo da região afetada.


        A agricultura é significativa na origem desta anomalia, tendo em vista pelo consumo desenfreado, e quantitativamente alto da água, seguido pela contaminação química desta, e que do ponto de vista econômico, pode gerar grandes déficits na economia envolvida.  A salinização do solo afeta a germinação das culturas, provocacando também a redução da produtividade, e em situações extremas a morte genérica de diversas plantas. Elevadas concentrações de cloreto de sódio e sulfatos de cálcio por exemplo, interferem no crescimento das mesmas, pela toxicidade de forma direta, e indiretamente baixando a tomada de água pelas raizes.

          Podem destacar-se três itens para ocorrência deste fenômeno, os quais seguem abaixo:        
  1. A elevação do nível do lençol freático até a superfície, onde a principal ocorrência é em terras áridas.
  2. Execessivo uso de água para irrigação, causa acumulação de sáis, porque estes não são levados pela precipitação, principalmente em climas secos. 
  3. Intrusão de água salgada, ocorre em área onde existe mares, e onde água desses substitui a água subterrânea, aumentando assim a concentração de sal no solo.   

             Ao nível das plantas, os sais têm efeito significativo em sua fisiologia. Elas extraem a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças de retenção da água exercida pelo solo. À medida em que a água é extraída do solo, as forças que retêm a água restante tornam-se maiores. Quando a água do solo é retida com força superior às forças de extração, inicia-se o estado de escassez de água na planta. A presença de sais na solução do solo faz com que aumentem as forças de retenção por seu efeito de osmose e, portanto, a magnitude de escassez de água na planta.

        Conclui-se que a salinização é uma forma particular de poluição do solo. Ela pode ocorrer de forma natural, com mais freqüência em solos naturalmente susceptíveis, seja pela natureza do material de origem, seja pela maior aridez do clima ou pelas condições do relevo local; e também pode ocorrer como conseqüência da prática de irrigação.


 
Referências Bibliográficas.










terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

TRABALHO 1---A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

                                             Fonte: http://www.metaserv.com.br/limpeza.htm
Ø  Abundância da água e sua disponibilidade

      Água é de suma importância para manutenção da vida na terra, tendo vista que esta sendo potável é um recurso limitado, ou seja, finito, a qual é distribuída de forma desproporcional no planeta terra, e tende paulatinamente a ser menos disponível para as necessidades humanas, resultados de poluição, e a falta de planejamento de seu consumo.
      Entretanto observa-se que em média 75% do planeta têm a presença dessa substância, sendo que a grande quantidade encontra-se nos mares e oceanos, de água salgada, também em geleiras e calotas polares e lençóis freáticos.
      Segue logo abaixo uma tabela descrevendo o percentual aproximado, da água distribuída no globo terrestre:

      Local
Volume (km3)
Percentual do total (%)
Oceanos
1.370.000
97,61
Calotas polares e geleiras
29.000
2,08
Água subterrânea
4.000
0,29
Água doce de lagos
125
0,009
Água salgada de lagos
104
0,008
Água misturada no solo
67
0,005
Rios
1,2
0,00009
Vapor d’água na atmosfera
14
0,0009
Fonte: R.G. Wetzel, 1983.


Ø  Percentual de água nos seres vivos

       Em uma amplitude significativa, as grandes partes do peso de qualquer ser vivente têm-se em sua composição maior concentração de água, tendo grande importânciapara o metabolismo destes. Entretanto o citoplasma celular de todos os seres vivos é formado de 70% de água. As folhas possuem cerca de 80%; e há alguns frutos como o tomate que esse percentual pode chegar á 95%. O ser humano adulto tem em média 70% de água, sendo que esse valor varia-se de um indivíduo para o outro, pessoas idosas têm menor concentração de água, e crianças possuem valores consideravelmente expressivos. Em pessoas saudáveis as variações da quantidade de água no corpo surgem no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação.
Ø  A água como solvente

        A água definida vulgarmente como solvente universal tem papel importante na dissolução de diversas substâncias existentes, todavia não podemos generalizar que somente ela tem essa característica, observa-se que existem outras substâncias, como a acetona de fórmula química [CH3-C(=O)-CH3], que também é um solvente.
       Á mesma tem a tendência de aglomerar em torno das moléculas que ela dissolve, destacando que potencialmente todas as reações químicas da célula ocorrem em meio aquoso.
Ø  A participação da água no metabolismo

          É muito importante consumir uma quantidade suficiente de água diariamente, para o correto funcionamento dos processos de assimilação e, sobretudo, para os de eliminação de resíduos do metabolismo celular. Precisa-se em média de três litros de água por dia como mínimo, dos quais aproximadamente metades obtêm dos alimentos e a outra metade deve-se consegui-los bebendo. Em determinadas situações ou etapas da vida, estas necessidades poderão aumentar consideravelmente. Normalmente, quanto maior a atividade metabólica de um tecido, maior é a taxa de água que nele se encontra. A água também transporta os nutrientes durante o processo digestivo, regula a temperatura corporal e elimina os resíduos tóxicos mantendo o estado de saúde.

Ø  A água e tensão superficial

        A tensão superficial é a resultante da coesão das moléculas de água, sendo a força que existe na superfície dos líquidos em repouso, ela é devida às fortes ligações intermoleculares.
       Observa-se esse fenômeno na forma quase esférica de gotas de água que pingam de uma torneira ou mesmo de água espirrada em uma superfície. Esta é também responsável pela flutuação de pequenos pedaços de papel e ajuda a pequenos insetos durante a sua locomoção sobre a superfície de lagos.

Ø  O calor específico da água e o controle térmico

             Calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Pode dizer-se que é a quantidade calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1g de substância, sem que haja mudança de estado físico. A água possui calor específico = 1, o que é considerado um valor elevado, isso faz com que ela possa tanto ceder como absorver muita quantidade de calor sem que haja alteração no seu estado físico.
 Ø  A importância da osmose

     Através da osmose a água movimenta-se em dois meios de concentração diferentes de soluto, de meio menos concentrado (hipotônico) para um meio de maior concentração denominada (hipertônico), até que possa ter-se o equilíbrio destas, caracterizando o estado que se chama (isotônico). Esse processo da água é relativamente extraordinário, pois é muito importante para ás células do corpo humano, para o controle dos sais por exemplo. E como não há gasto de energia neste processo, denomina-se transporte passivo.

Bibliografia:

http://www.nosamamosatletismo.net/Sa%C3%BAde/Nutri%C3%A7%C3%A3o/Hidrata