domingo, 3 de junho de 2012

Hormônios vegetais (Fitormônios)

Fórmula do Ácido Abscísico



Fonte:http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/acido-abscisico
              
             Hormônios vegetais ou fitormônios, compostos orgânicos não nutrientes produzidos por plantas, geralmente em um local diferente daquele onde são usados. As plantas são altamente organizadas tanto em termos de forma, quanto de função, tais hormônios, em baixas concentrações, regulam o crescimento e as reações fisiológicas das plantas.
               Dentre os quais podem citar: ácido abscísico, citoquininas, giberelinas, etileno e auxinas, que seguem abaixo com suas respectivas funções.

Ø   Auxinas: São os compostos que provocam o alongamento nas células dos brotos de plantas.

1.  Quando aplicada externamente às extremidades de caules incisos, a auxina estimula sua formação, entretanto em dosagens excessivas, porém, inibe a formação de raízes.

2.  A auxina também provoca reações fototrópicas, ou seja, reage à luz. Visto que a luz aparentemente tende a destruir uma auxina no meristema, a parte do broto que fica distante da luz sofrerá um maior alongamento celular, e fará com que a extremidade do broto se curve na direção da luz.

3.  A auxina também controla a dominância apical, o fenômeno através do qual o crescimento dos botões laterais ao longo do caule de uma planta é controlado pela presença de um botão terminal, ou apical.

Ø  Giberelinas

1.    As giberelinas são capazes de provocar o desenvolvimento partenocárpico de frutas. São aplicadas com regularidade e comercialmente na produção de cachos de uvas maiores e mais bem proporcionados.

2.    A giberelinas também promovem o alongamento da raiz primária ao mesmo tempo em que os níveis mais altos de auxinas fazem com que o tegumento da semente enfraqueça e a planta embrionária cresça.

Ø  Citoquininas

1.    As Citoquininas surgem nas raízes das plantas e são transportadas para cima até os brotos, promovendo a divisão celular.

2.    Outra função importante da Citoquininas é a inibição da senescência, isto é, do envelhecimento, principalmente em culturas de vegetais de folhas verdes. Os hormônios aumentam a retenção de algumas substâncias, tais como aminoácidos, dentro da célula.

Ø  Etileno.

1.    A principal função do etileno está no amadurecimento dos frutos.

2.    Gera a abscisão foliar, que caracteriza-se pela queda das folhas.

Ø  Àcido abscísico

1.    Tem como função a regulação de vários aspectos ligados à fisiologia das plantas, tais como respostas ao estresse hídrico, causa o fechamento dos estômatos, diminuindo a transpiração, inibindo o crescimento da planta e do desenvolvimento das sementes e os frutos.

2.    Indução no desenvolvimento dos gomos.

Referências Bibliográficas:

Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/acido-abscisico


Reprodução Assexuada nas Plantas


       Maçã com enxerto inglês


Fonte: Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation.

                  Neste texto será tratada de forma objetiva e explicativa a categoria assexuada de reprodução das plantas.

                  A reprodução vegetal defini-se como á arte e ciência de multiplicar a vida vegetal e de repor as plantas utilizadas na vida cotidiana. Os métodos de multiplicação empregados se classificam em duas categorias: sexuada e assexuada.

                  A reprodução assexuada relacionada com plantas pode ser definida no crescimento de uma nova planta envolvendo gema e formação de raízes adventícias.. A reprodução por meios assexuados inclui o enxerto, a estaquia, o alporque, mergulhia e o cultivo de tecidos.

               Para se fazer um enxerto, pega-se uma parte (chamada garfo) da planta  e em outra planta da mesma espécie (chamada cavalo ou porta-enxerto), faz-se um corte. Finalmente, encaixam-se o garfo e o cavalo no corte, de modo que as duas plantas entrem em contato. Em pouco tempo, em geral três ou quatro semanas, elas se soldam; então, corta-se o cavalo na parte logo acima do enxerto.         
                                                    
                   Algumas espécies vegetais formam raízes a partir de segmentos do caule, da raiz ou da folha, se a operação for feita no momento apropriado. Trata-se do processo de multiplicação vegetal chamado estaquia. O pedaço cortado recebe o nome de estaca, e deve ser plantado num meio que favoreça a emissão de raízes.

               O alporque já consiste em pelar a parte externa da zona apical de um ramo até a camada do xilema. A área descascada é colocada numa camada de musgo úmido e enrolada em um plástico. Após algum tempo, brotam raízes que crescem dentro do musgo. Corta-se então o ramo e faz-se o plantio.
                                                        Alporquia em Acerola
Fonte: http://flickrhivemind.net/Tags/alporquia/Recent

               O sistema de Mergulhia é o tipo de operação de reprodução de vegetais que consiste em enterrar um ramo ou caule rastejante, a fim de que enrraíze e possa ser separado da planta que o originou, formando uma nova planta. Sendo uma procedimento utilizado por muitos agricultores.

                    Um método inovador e que exige muita técnica; é uma forma de clonagem que permite cultivar qualquer tecido vegetal cujas células sejam capazes de dividir-se, e defini-se como cultivo de tecidos.

 Referências Bibliográficas:
 Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation.

 http://flickrhivemind.net/Tags/alporquia/Recent